XXXVIII COMAS

PALESTRAS DA 38ª EDIÇÃO DO CONGRESSO MÉDICO ACADÊMICO DE SANTOS

Palestra de Abertura

Tema: “Aborto no Brasil: passado, presente e futuro”

Dr. Jefferson Drezett é graduado em Medicina pela Universidade São Francisco (USF). Fez Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Becário do Centro Latinoamericano de Perinatologia e Desenvolvimento Humano da Organização Panamericana de Saúde/Organização Mundial da Saúde. Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Doutor em Medicina pelo Programa Pós-Graduação do Centro de Referência da Saúde da Mulher. Editor do periódico Human Reproduction Archives, da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana. Membro do Conselho Consultivo do Consórcio Latinoamericano Contra o Aborto Inseguro, Membro do Comitê Nacional de Famílias Plurais da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana. Vice Coordenador do Grupo de Estudos sobre o Aborto e Membro do Conselho Consultivo da Fundação Abrinq/ Save the Children. 

Tema: “Sexualidade Feminina: mitos e tabus”

Dra. Thais França é médica com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com especialização em Sexualidade Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Associada a ABRASEX (Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde, Educação e Terapia Sexual) e a ABEMSS (Associação Brasileira de Estudos em Medicina e Saúde Sexual). 

Tema: “Sexologia Forense: como avaliar uma vítima de abuso sexual? Informações que contribuem para a prática clínica”

Dr. Yuri Trunckle é formado pela 51ª turma da Faculdade de Ciências Médicas de Santos (FCMS). Residente em Medicina Legal pelo HCFMUSP. Presidente do Departamento de Médicos Residentes e Acadêmicos da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica. 

Tema: “Movimento Antivacina” 

Dra. Melissa Palmieri é graduada em Medicina pela 34ª turma da Faculdade de Ciências Médicas de Santos (FCMS). Pediatra Geral e Infectologia Pediátrica, ISCSP – Santa Casa de São Paulo. Médica Especialista em Vigilância em Saúde pelo Ministério da Saúde. Diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações – Regional SP. Médica membro dos Departamentos de Pediatria Legal, Infectologia Pediátrica e Imunizações da Sociedade de Pediatria de São Paulo. 

Tema: “Loucura e Crime”

Dr. Guido Arturo Palomba concluiu sua graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (FCMS) em 1974. Psiquiatria Forense – Associação Médica Brasileira, Associação Brasileira de Psiquiatria e Sociedade Brasileira de Medicina Legal. Médico-chefe e médico no Manicômio Judiciário de São Paulo (1975 – 1985). Perito habilitado nos Tribunais Judiciários de São Paulo desde 1975. 

Tema: “Telemedicina em Cirurgia – Movendo de Pesquisas para Aplicações Clínicas ao Redor do Mundo”

Dr. Antonio Marttos Júnior concluiu sua graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (FCMS) em 1993. Doutor em Medicina e Professor Associado pela University of Miami Miller School of Medicine. Diretor global E-health/Trauma Telemedicine. Foi diretor responsável pelo Serviço Médico de Emergência dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Presidente da Sociedade Panamericana de Trauma. Co-diretor do Centro de Pesquisa de Lesões Willian Lehman. Cirurgião do Ryder Trauma Center e Jackson Memorial Hospital. 

Tema: “Medicina nas Olimpíadas”

Dra. Ana Paula Simões é Professora Instrutora e Mestre em Ortopedia e Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo. Membro Internacional e Nacional da Sociedade de Medicina e Cirurgia da Perna, Tornozelo e Pé. Vice presidente da Sociedade Paulista de Medicina Esportiva. Comissão da Prova de Título da Sociedade Brasileira em Medicina do Esporte. Membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e da Sociedade de Traumatologia Esportiva.